O Desafio de Marguerite (2023)

Em "O Desafio de Marguerite", acompanhamos a história de Marguerite Hoffmann (Ella Rumpf), uma doutoranda em matemática que há três anos desenvolve sua pesquisa com a ajuda de seu professor-orientador, Laurent Werner (Jean-Pierre Darroussin), na prestigiada École Normale Supérieure de Paris.

No entanto, durante a defesa de sua tese, ela vê tudo desmoronar quando seu trabalho é contestado por seu colega Lucas Savelli (Julien Frison), por quem se sente preterida pelo seu orientador.

Frustrada, decide deixar a universidade e assim se vê obrigada a se conectar com o mundo fora da bolha acadêmica. Sem dormitório e bolsa de estudos, passa a dividir um apartamento em um bairro popular com Noa (Sonia Bonny), uma dançarina que conheceu procurando emprego.

O novo lugar onde mora concentra uma grande comunidade chinesa em Paris, o que faz Marguerite entrar em contato com o Mahjong, o jogo de azar mais popular entre os asiáticos. Desse modo, para pagar a contas, ela começa a aplicar na vida real o que aprendeu na universidade, participando de mesas clandestinas de apostas.

Marguerite é o arquétipo da estudante dedicada, introspectiva e sem traquejo social. E ao iniciar uma nova vida vai descobrindo como lidar com fracassos e desilusões neste mundo desordenado.

Ela, que havia se refugiado no pragmatismo da matemática, um lugar que, segundo Werner, não comporta sentimentos, acaba encontrando seu lugar experimentando emoções que tanto evitou, o que a ajuda a evoluir até como cientista.

Sua imersão na jogatina reaviva seu interesse em avançar na comprovação da Conjectura de Goldbach, considerada um dos problemas não resolvidos mais difíceis da história da Matemática. O que faz ela retomar sua pesquisa mesmo fora da Academia.

A matemática no filme está literalmente em todas as paredes, é fascinante de se observar. Para o público comum, é uma abstração bonita, com outras codificações fora do nosso alcance, como hieróglifos ou ideogramas. É um daqueles filmes que, mesmo que não saibamos o quanto o roteiro está nos enganando, ainda assim é inspirador.

No entanto, apesar de uma premissa interessante e de um início promissor na jornada de autodescoberta da personagem, "O Desafio de Marguerite" ao longo de seu percurso acaba se encaminhando para um romance convencional.

Rapidamente, a instigante dinâmica entre diferentes mundos apresentada com Noa é substituída por uma relação amorosa que segue todas as etapas convencionais até um desfecho reconciliador.

Título: O Desafio de Marguerite. Título Original: Le théorème de Marguerite. Ano: 2023. Direção: Anna Novion. Roteiro: Anna Novion, Agnès Feuvre, Marie-Stéphane Imbert, Mathieu Robin, Philippe Paumier e Sara Wikler. Elenco: Ella Rumpf, Jean-Pierre Darroussin, Clotilde Courau, Julien Frison, Sonia Bonny, Xiaoxing Cheng, Idir Azougli e Karl Ruben Noel.

Postagens mais visitadas

Imagem

Mr. Vingança